quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A importância do tratamento do lixo na preservação da natureza
















Um dos fatores da vida moderna que mais geram discussões entre ambientalistas, governo e população em geral é o problema do lixo. O Brasil produz uma média de 240 mil toneladas de dejetos/dia, ou 1,5 kg por habitante a cada dia, enquanto países como a Suécia, onde cada habitante produz apenas 400 quilos por ano. De acordo com experiências em andamento em vários países e também no Brasil, a reciclagem é uma das formas ideais de lidar com uma parte do problema, o lixo inorgânico.

Em nosso país, a maior parte do lixo vai parar nos aterros (88%), enquanto apenas 2% dos dejetos são reciclados, e cerca de 4% vai para usinas de compostagem. O pouco fôlego da reciclagem no Brasil se deve ao fato de que o processo é quase 15 vezes mais caro que apenas aterrar o lixo.

Além disso, a maior parte das cidades brasileiras ainda não dispõe de políticas de incentivo à reciclagem ou tampouco adotam a coleta seletiva. Portanto, reciclar é uma atitude individual, que aos poucos está chegando à população em geral, cada vez mais zelosa do planeta no qual vive.

Do ponto de vista ecológico, a reciclagem é o processo mais eficiente e ecologicamente responsável no trato de plástico, vidro, metal, papel e papelão. Ao reciclar, poupa-se a produção de materiais que demandariam uma grande extração de matérias-primas da natureza, além de evitar-se a necessidade de aterros e lixões. Há também grande economia de energia e água, que seriam usados na produção de novos produtos. Quem também sai ganhando é a sociedade, já que o processo é um forte gerador de empregos, movimenta uma economia considerável, combinando responsabilidade social e ecológica.

Para se ter uma idéia de como reciclar ajuda a economizar recursos naturais, para se produzir uma tonelada de alumínio são necessárias cinco toneladas de bauxita, enquanto cada 50 quilos de papel reciclado evita o corte de mais uma árvore do planeta. O vidro, por sua vez, pode ser reciclado infinitamente, já que cada quilo deste material rende outra quantidade exatamente igual.

Você pode começar agora a mesmo a colaborar com a natureza, reciclando seu lixo inorgânico. Mantenha duas lixeiras separadas em casa, sendo uma para o lixo orgânico e outra para o inorgânico. Procure os pontos de coleta seletiva da sua cidade.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
meu nome é guilherme,tenho 19 anos,nasci em 19 de abril de 1991,sou mineiro,nasci em Belo Horizonte,meu signo é de áries.sou uma pessoa completamente do bem,educado,timido,carinhoso,amoroso,vaidoso,consumidor,ás vezes eu fico muito irritado com brincadeiras que eu não gosto ou não suporto...me irrito fácil,aborreço fácil com coisas que me irritam e me tiram do sério,sou sensível e muito,emotivo,as palavras me machucam facilmente...e gosto de rir,assistir filmes que me agradam...sou orgulhoso.adoro viver no luxo e na vida boa.e costumo guardar rancor de alguém que me chateou,dificilmente eu perdôo..mas eu não sou uma pessoa ruim,sou gente boa e tenho coração do tamanho do mundo..e quero o bem de todos,e adoro escutar uma boa música que me agrada e adoro roupas e fazer compras..e gosto também de filmes adultos...

SEJAM BEM VINDOS AO MEU BLOG..

PESSOAL SEJAM BEM VINDO AO MEU BLOG..

Postagens populares