domingo, 12 de dezembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA NATUREZA...POIS SEM ELA NÃO CONSEGUIMOS SOBREVIVER,,GRAÇAS A ELA NÓS EXISTIMOS NO PLANETA TERRA....SEM NATUREZA PRASERVADA NÃO HÁ VIDA EM NOSSO PLANETA....




























a maioria dos brasileiros não se lembra da importância do meio ambiente para a preservação da vida quando a indagação é feita aleatoriamente. A indagação “o que você precisa para viver?” gerou, majoritariamente, respostas como: amor, família, amigos, sol e saúde.É, precisamos mais que isso para viver. Precisamos da natureza e clima em equilíbrio, sol, ar puro, água limpa, precisamos das florestas, alimentos saudáveis. Respeitar os limites da natureza é fundamental para haja vida.Sem a natureza não sobreviveremos, então amo a natureza com toda sua diversidade de cores, cheiros e flores, de rios, cachoeiras e lagos, de suas montanhas e penhascos, do nascer do sol, e do por do sol, do sentir o aroma fresco das chuvas caindo e molhando a terra e exalando o cheiro gostoso de chuva molhando o chão.A natureza é importante. Tudo que esta a nossa volta tem como base os recursos naturais. Muita utilidade e nenhuma superficialidade.
Preserve a natureza, preserve sua vida!!
As árvores são muito importantes para a nossa vida. São elas que nos dão oxigénio, servem para fazer papel e também nos dão a sua sombra que sabe muito bem no Verão. Dão-nos também madeira, para a nossa lareira, para fazer móveis e construir casas. E por último dão-nos fruta maravilhosa.
Há árvores cujas folhas não caem, e outras a que caem. Há pessoas que cortam as árvores para as fábricas de móveis, de papel e serrações. Por cada árvore que se corta outra se deve plantar em seu lugar.
As árvores são importantes para a vida na Terra e seu equilíbrio.

     Plantar uma árvore é contribuir para a vida.
     Uma das formas mais eficazes de reduzir a concentração de gás    carbônico na atmosfera é o plantio de árvores, que absorvem CO2.

       O plantio de árvores preserva os ambientes florestais para a vida selvagem, desacelera a desertificação e provê uma fonte de combustível, material de construção e comida para as futuras gerações.
Além da fotossíntese, as árvores atuam como reguladores térmicos. Já reparou como é mais fresco em parques com muitas árvores do que em auto-estradas (ou é autoestradas agora?). Elas também ajudam a evitar a erosão do solo, pois suas raízes retém a água das chuvas. Elas ainda ajudam a purificar o ar, capturando as cadeias de monóxido de carbono.
Não seria um caso de prender quem derruba uma árvore sem consentimento dos órgãos públicos?
A ação do ser humano na natureza tem feito aumentar a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, através de uma queima intensa e descontrolada de combustíveis fósseis e do desflorestamento.
A derrubada de árvores provoca o aumento da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera pela queima e também por decomposição natural.
Além disso, as árvores aspiram dióxido de carbono e produzem oxigênio.
Uma menor quantidade de árvores significa também menos dióxido de carbono sendo absorvido.
Existe um consenso de que o aumento do efeito estufa só não é maior atualmente porque uma grande parte de CO2 é dissolvida nos oceanos e extraída pela vegetação. Sem esses mecanismos reguladores, há muito o ser humano já teria sozinho, desequilibrado totalmente o clima da Terra.
E, ao chegar o dia da árvore, constatamos que nada é feito para esse dia ser comemorado como deve.
Só no Amazonas temos 12 quilômetros de floresta fechada. É preciso muita fiscalização. Tem um grileiro no Amazonas que diz ter seis milhões de hectares de terra. Como pode uma pessoa ter tanta terra?
Das árvores são tirados os elixires da vida. Os remédios vêem das plantas, mas os laboratórios em sua maioria estrangeiros não pagam um real de impostos. Nossa Amazônia é fiscalizada por índios em sua maior parte. Se não fossem eles não teríamos como saber até onde vai nossas divisas fronteiriças com Países vizinhos.
Vejamos o que acontece no Mundo onde para cada boi criado, é preciso desmatar 20 árvores. Como vai ficar nosso planeta em poucos anos?
À árvore nos alimenta com muitos frutos, e vem à lembrança: Ameixa, jaca, pêra, maçã, manga, uva, amora, limão, laranja seleta e lima, tangerina popularmente conhecida como mexerica, e muitas outras frutas como abacate, sapoti, Jamelão, jabuticaba, etc. Fazem parte da nossa vida.
Da árvore se tira a borracha e o lápis. Não acredita? Pois da seringueira que após cortes horizontais executados por seringueiros, se coloca uma vasilha em baixo do corte da árvore e o líquido que escorre é feito o látex e dele vem a borracha.
Quer dizer se não fosse às árvores, não teríamos entre outros: automóveis rodando com pneus! Viveríamos na época da pedra onde as rodas seriam de pedras ou madeiras.
E quando cometêssemos erros na escrita não teríamos como apagar sem a borracha e seus derivados.
Da árvore tiramos o papel. Assim podemos constatar que não fosse a árvore não teríamos a escrita. Por que a borracha, papel e lápis são seus derivados!
Da árvore denominada caixeta tem a curiosidade que ela se reproduz a partir de rebroto que aparecem em árvores jovens. Como se sabe, a maioria das árvores só se reproduz por meio de sementes, produzidas apenas por árvores adultas, que precisam de muito tempo para chegar a essa condição. A caixeta se reproduz tanto por rebroto como por sementes. Um manejo adequado, assim, elimina a necessidade do reflorestamento, difícil pelas condições dos terrenos em que crescem as árvores. Essa pesquisa foi executada por técnicos brasileiros.
Chegamos à conclusão que dificilmente vai faltar lápis no comércio, desde que os Países produtores preservem o meio ambiente.
O lucro da floresta não está só na madeira! Por exemplo, quando fizeram a caracterização dos diversos tipos de caixetais, os pesquisadores descobriram que as árvores abrigam, no alto, grande número de epífitas, como bromélias e orquídeas. Na derrubada tradicional, essas plantas ficam abandonadas no chão, para morrer.
Assim, um dos trabalhos dos pesquisadores vem sendo o de identificar e quantificar essas epífitas e determinar seu potencial econômico.
No entanto, para que essa nova fonte de renda se transforme em realidade, será necessário introduzir uma legislação específica, pois a legislação atual limita a colheita de bromélias e orquídeas nativas.
A madeira, no entanto, não foi esquecida. Fez-se uma caracterização do sistema industrial e artesanal nos três usos mais difundidos da caixeta, tábuas para lápis, saltos de tamancos e obras de artesanato, com avaliações do rendimento e perdas em resíduos.
As tentativas das nações de solucionar o problema por elas mesmas criado beiram o ridículo.
Na Conferência do Clima de 1995, em Berlim, os governos concordaram que "não foram adequadas" as medidas tomadas no sentido de tentar a redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa.
A Conferência do Clima de 1996, em Genebra, terminou com uma declaração em que os países "se comprometem a negociar a redução do uso de gases responsáveis pelo efeito estufa". O tratado firmado na Conferência do Clima de 1997, em Kioto, estabeleceu que as 38 nações industrializadas reduziriam a emissão de gazes em 5,2% entre 2008 e 2012... Os critérios de aplicação dessa redução serão decididos em 1998, numa reunião marcada especialmente para isso em Buenos Aires. 
As árvores nós oferece muitos benefícos como por exemplo absorve o gaz carbônico e libera oxigênio, deixa o solo fértil, oforece o tronco (mandeira), que dá pra fazer móveis, folha de sulfite existem árvores que nos dão frutos.

1.Melhoram o micro-clima, aumentam o conforto urbano e diminuem os consumos energéticos:
a) reduzem o vento

b) aumentam o ensombramento no Verão

c) diminuem o efeito da "ilha de calor"

d) aumentam a humidade atmosférica no Verão

e) reduzem o albedo


2. reduzem a poluição atmosférica absorvendo vários poluentes em suspensão

3. fixam CO2 e libertam O2

4. criam micro-habitats para a fauna, em especial aves e insectos

5. favorecem a infiltração das águas pluviais, podendo diminuir os caudais de cheia

6. enquadram e valorizam esteticamente as estruturas edificadas

7. dão variações de cor, forma e textura á cidade

8. aumentam a nossa sensação de bem-estar

9. aumentam o valor financeiro dos imóveis próximos

10. ligam-nos à Natureza

Além de embelezar praças, avenidas e ruas, as árvores refrescam o ambiente. Isto acontece porque dão sombra e mantêm a humidade do ar. Além disso, as plantas ajudam a diminuir a poluição porque absorvem o dióxido de carbono resultante da queima de combustíveis, ou seja, mais oxigénio para nós, humanos.
As plantas são também verdadeiras barreiras que mudam a direcção dos ventos e filtram a poeira e fuligem. Mantêm o solo firme , sendo indispensáveis nas encostas, às margens de rios e mananciais. E isto sem contar com os deliciosos frutos que nos proporcionam!
Outro factor importante é que muitos remédios podem ser feitos a partir das árvores. Para se ter uma ideia, um em cada quatro medicamentos utilizados pela indústria farmacêutica tem origem vegetal. Existem 1,4 mil espécies vegetais que podem servir para esse fim.
Como metade das árvores que são cortadas no planeta destinam-se à fabricação de papel, usar menos papel é uma óptima maneira de ajudar a salvar as florestas.
Adoptem estas acções:
· Escrevam nos dois lados de cada folha de papel e tentem usar papel de rascunho ou metades de folha quando possível. Reciclem todo papel quando terminarem de usá-lo;
· Usem sempre guardanapos, lenços e panos de pratos de tecido em vez de papel;
· Quando comprarem papel numa loja, tentem comprar papel reciclado com 100% pós-consumo. Ou seja, depois dele ter sido usado por alguém. O que significa que ele foi feito com papel que já foi usado e colocado no contentor de lixo azul para ser reciclado. Ou melhor ainda, comprem 100% papel "tree-free" (isento de árvores), isso significa que nenhuma árvore precisou de ser derrubada para fazer esse papel;
 
1000kg de papel reciclado = 20 árvores poupadas
1000kg de papel reciclado = 2000 litros água
1000kg de papel não reciclado = 100 000 litros água




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
meu nome é guilherme,tenho 19 anos,nasci em 19 de abril de 1991,sou mineiro,nasci em Belo Horizonte,meu signo é de áries.sou uma pessoa completamente do bem,educado,timido,carinhoso,amoroso,vaidoso,consumidor,ás vezes eu fico muito irritado com brincadeiras que eu não gosto ou não suporto...me irrito fácil,aborreço fácil com coisas que me irritam e me tiram do sério,sou sensível e muito,emotivo,as palavras me machucam facilmente...e gosto de rir,assistir filmes que me agradam...sou orgulhoso.adoro viver no luxo e na vida boa.e costumo guardar rancor de alguém que me chateou,dificilmente eu perdôo..mas eu não sou uma pessoa ruim,sou gente boa e tenho coração do tamanho do mundo..e quero o bem de todos,e adoro escutar uma boa música que me agrada e adoro roupas e fazer compras..e gosto também de filmes adultos...

SEJAM BEM VINDOS AO MEU BLOG..

PESSOAL SEJAM BEM VINDO AO MEU BLOG..

Postagens populares